O BLOG NÃO É MEU, É NOSSO
Pessoal,
Fiquei tão feliz ao ver o blog da disciplina na web e os seus também. Agora que todos têm seus blogs e que estão com as webquest prontas, podemos fazer neste blog: um balanço das nossas ações pedagógicas envolvendo a webquest. Vou começar. Vejo o blog como um espaço de memória e história. Assim sendo, recupero o traçado histórico de nossa webquest.
Na turma formada nas disciplinas EDC 163 e 164, temos dois semestres de trabalhos para o estágio. Os estudantes aceitaram desenvolver uma ação pedagógica que coroaria a nossa trajetória de estudos. Estudaríamos o uso da internet, das imagens, filmes, pesquisas online e blog como recursos pedagógicos.
Optamos desenvolver um plano de investigação sobre o uso de webquest no ensino de História para toda a turma. Passamos muitas aulas dialogando, decidindo construindo cada passo. Um processo coletivo e muito rico. E cada um criou a sua ação pedagógica.
A riqueza da experiência brota de vários aspectos, como por exemplo, da maturidade de estudantes que aceitaram um desafio mega, sem que nunca tivessem assumido antes uma sala de aula. Eles e elas, estão orquestrando um planejamento que envolve a investigação sobre os usos pedagógicos da internet na disciplina, estão ensinando que, o copiar e colar, não constrói o conhecimento.
Para jogar um pouco mais de confete, acho que muitos professores de prática de ensino gostariam de ter um grupo de trabalho assim.
E AÍ PESSOAL, QUE TAL FALAR UM POUCO DO QUE ESTÁ SE PASSANDO COM A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NAS TURMAS?
MI
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Inês!
ResponderExcluirQue bom que já podemos escrever,ou desbafar, aqui...(risos).
Olha, no início achei que seria mais bem recebida a ideia do blog, até fiquei empolgada(e você bem viu isso),mas agora, parece que os alunos não gostam de novidade. Todos os dias que tenho encontro com a turma (às quartas e quintas) aviso para visitarem o nosso blog e fazer tudo o que tem por lá: ler as postagens, comentar e fazer a atividade número um(ainda) proposta. Eles me enrolam mais do que eu a você. Tenho contato com eles pelo mensseger(rede de relacionamento e bate-papo) e converso sobre o que acabei de postar ou cobro as visitas e respostas lá. Até agora só tenho poucos comentários. Respostas da atividade, só nove.
Não pensei que seria assim, tão complicado. E as atividades não estão nem difíceis?!
Sempre pergunto se estão tendo dificuldades de acesso ou para responder. Dizem q não ,ou que não conseguem abrir o site...a essa altura?!
Pois bem!Acho que isso deve continuar sendo usado, esse recurso. É válida a inserção da Internet nas salas de aula por todas as disciplinas e a escola também devia abrir mais espaço. Isso é outra História!
Se você continuar tentando o blog ou "webquest", teremos bons resultados adiante...nós somos as cobaias né? Espero que as turmas vindouras conseigam maiores e melhores resultados.
Abraços!
Ana Maria
É Inês, realmente é um processo esa webquest, estudar tem sido cada vez mais complicado para essas crianças, eles querem passar, não sei pra onde e pra que! mas eles querem passar, os meios? não importam eles querem passar.
ResponderExcluirContinuo acreditando e tendo esperanças de que as coisas podem ser melhor, já o como elas podem sem melhor, minha caixa de criatividade já sucumbiu, mas acredito!
Como te disse acho que esse blog pracisa de mais cor, mais animação, se não, pode-se até pensar foi assim o semestre, mas enfim, estou em clima de reta final, já elaborei as provas, já fiz a segunada chamda da primeira avaliação e poucos estavam presentes, mas poucos estão presentes sempre! aguardo peli fim!
ResponderExcluir