segunda-feira, 15 de junho de 2009

O BLOG NÃO É MEU, É NOSSO

Pessoal,

Fiquei tão feliz ao ver o blog da disciplina na web e os seus também. Agora que todos têm seus blogs e que estão com as webquest prontas, podemos fazer neste blog: um balanço das nossas ações pedagógicas envolvendo a webquest. Vou começar. Vejo o blog como um espaço de memória e história. Assim sendo, recupero o traçado histórico de nossa webquest.
Na turma formada nas disciplinas EDC 163 e 164, temos dois semestres de trabalhos para o estágio. Os estudantes aceitaram desenvolver uma ação pedagógica que coroaria a nossa trajetória de estudos. Estudaríamos o uso da internet, das imagens, filmes, pesquisas online e blog como recursos pedagógicos.
Optamos desenvolver um plano de investigação sobre o uso de webquest no ensino de História para toda a turma. Passamos muitas aulas dialogando, decidindo construindo cada passo. Um processo coletivo e muito rico. E cada um criou a sua ação pedagógica.
A riqueza da experiência brota de vários aspectos, como por exemplo, da maturidade de estudantes que aceitaram um desafio mega, sem que nunca tivessem assumido antes uma sala de aula. Eles e elas, estão orquestrando um planejamento que envolve a investigação sobre os usos pedagógicos da internet na disciplina, estão ensinando que, o copiar e colar, não constrói o conhecimento.
Para jogar um pouco mais de confete, acho que muitos professores de prática de ensino gostariam de ter um grupo de trabalho assim.

E AÍ PESSOAL, QUE TAL FALAR UM POUCO DO QUE ESTÁ SE PASSANDO COM A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NAS TURMAS?
MI

3 comentários:

  1. Olá Inês!
    Que bom que já podemos escrever,ou desbafar, aqui...(risos).
    Olha, no início achei que seria mais bem recebida a ideia do blog, até fiquei empolgada(e você bem viu isso),mas agora, parece que os alunos não gostam de novidade. Todos os dias que tenho encontro com a turma (às quartas e quintas) aviso para visitarem o nosso blog e fazer tudo o que tem por lá: ler as postagens, comentar e fazer a atividade número um(ainda) proposta. Eles me enrolam mais do que eu a você. Tenho contato com eles pelo mensseger(rede de relacionamento e bate-papo) e converso sobre o que acabei de postar ou cobro as visitas e respostas lá. Até agora só tenho poucos comentários. Respostas da atividade, só nove.
    Não pensei que seria assim, tão complicado. E as atividades não estão nem difíceis?!
    Sempre pergunto se estão tendo dificuldades de acesso ou para responder. Dizem q não ,ou que não conseguem abrir o site...a essa altura?!
    Pois bem!Acho que isso deve continuar sendo usado, esse recurso. É válida a inserção da Internet nas salas de aula por todas as disciplinas e a escola também devia abrir mais espaço. Isso é outra História!
    Se você continuar tentando o blog ou "webquest", teremos bons resultados adiante...nós somos as cobaias né? Espero que as turmas vindouras conseigam maiores e melhores resultados.
    Abraços!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. É Inês, realmente é um processo esa webquest, estudar tem sido cada vez mais complicado para essas crianças, eles querem passar, não sei pra onde e pra que! mas eles querem passar, os meios? não importam eles querem passar.
    Continuo acreditando e tendo esperanças de que as coisas podem ser melhor, já o como elas podem sem melhor, minha caixa de criatividade já sucumbiu, mas acredito!

    ResponderExcluir
  3. Como te disse acho que esse blog pracisa de mais cor, mais animação, se não, pode-se até pensar foi assim o semestre, mas enfim, estou em clima de reta final, já elaborei as provas, já fiz a segunada chamda da primeira avaliação e poucos estavam presentes, mas poucos estão presentes sempre! aguardo peli fim!

    ResponderExcluir